Seminário “Humanizar o trabalho em frigorífico” debate as condições de trabalho no setor nos dias 20 e 21 de maio em Brasília. Representantes da base do Sindicato participam do evento
20/05/2025
O Seminário “Humanizar o trabalho em frigorífico: redução da jornada, saúde e dignidade humana” está debatendo nos dias 20 e 21 de maio de 2025 as condições de trabalho no setor de frigoríficos. Representam a nossa base do Sindicato da região de Criciúma o presidente Paulo Henrique de Lima, a vice-presidente Débora Marcelino Barp, os diretores Eduardo Granado Medeiros e Ana Paula Zardin e o assessor jurídico Dr. Samuel Fremor.
O evento abordará importantes temas como a redução da jornada, acidentes com amônia, riscos biológicos, exposição de gestantes ao ruído, organização do trabalho e adoecimentos, a NR 36, a luta do movimento sindical, o art. 253 da CLT, bem como a atuação do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho nos frigoríficos.
Os frigoríficos são um dos setores que mais geram adoecimentos ocupacionais e acidentes de trabalho. Somente no ano de 2023, ocorreram, 26.543 acidentes de trabalhos, ou seja, 104 acidentes ao dia.
Com incremento expressivo na produção, o setor é marcado por ritmo de trabalho excessivo, exposição a agentes contaminantes, vazamentos de amônia, jornadas exaustivas, acidentes com amputações, subnotificações de acidentes, dentre outros aspectos que comprometem a saúde dos trabalhadores.
Desde 2023 o Brasil registra 1 acidente com amônia (vazamentos ou explosões) a cada 10 dias e trabalhadores vem sendo submetidos a ritmo de trabalho de até 170 movimentos por minuto – muito superior ao estabelecido pelos parâmetros de saúde e segurança - com elevados riscos de adoecimentos físicos e mentais.
Observa-se ainda, nos últimos anos, iniciativas que visam suprimir as mais importantes medidas de proteção à saúde dos trabalhadores do setor, como as pausas previstas na NR 36 e no art. 253 da CLT.
Diante desse inquietante cenário o Ministério Público do Trabalho e as entidades sindicais convidam toda a sociedade para discutir a adequação do meio ambiente de trabalho nos frigoríficos.
A realização do evento dá-se em parceria da ESMPU – Escola Superior do Ministério Público da União - e com a ENAMAT – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho.
Fonte/Informações - https://prt12.mpt.mp.br/