Neudi Giachini é reconduzido à presidência da CUT/SC
05/06/2012
A eleição aconteceu no dia 02 de junho, que foi o último dia do Congresso da central sindical. Com mais de 350 delegados de diversos sindicatos filiados à instituição, ficou definido o nome dos dirigentes que vão coordenar a CUT de Santa Catarina por mais três anos.
Neudi Giachini, do Sindicato dos Comerciários de Xanxerê, foi reconduzido para o seu terceiro mandato. Neudi iniciou sua trajetória de militância nos Movimentos Sociais e em movimentos da Igreja Católica, como a Pastoral da Juventude, sendo um dos fundadores da Pastoral da Terra - CPT, trabalhando junto com Dom José Gomes, que foi um bispo atuante nas questões sociais da região oeste catarinense.
Em 1996, Neudi entrou no Sindicato dos Comerciários – SEC, e já em 1997 foi eleito Presidente do SEC de Xanxerê, onde ficou apenas uma gestão. Em 2000, Neudi começa a sua trajetória na CUT, sendo indicado a Secretária de Organização Sindical, atuou até 2003, ano em que assumiu a Secretária Geral da CUT. Em 2006, numa eleição com três chapas e 289 delegados, Neudi foi eleito com 236 votos e assumiu a presidência da CUTSC. Em 2009 com eleição em chapa única ele assumiu por mais três anos e agora em 2012, novamente foi reconduzido à presidência da CUT-SC. Junto com a luta sindical em 2000 e 2006, ele concorreu para candidato a vereador na sua cidade ficando como primeiro e segundo suplente respectivamente, chegando a assumir por três meses a cadeira de vereador na cidade de Xanxerê.
Neudi avalia esta última gestão 20092012 da direção executiva da CUT-SC, como muito importante “Conquistamos o piso estadual, que conseguimos implementar no estado de Santa Catarina, fizemos a Marcha dos Catarinenses e conseguimos ampliar a base de sindicatos filiados na CUT estadual, permanecendo como a principal central sindical do estado, além de ter fortalecido as nossas bases e regionais”. Para a próxima gestão, o comerciário comenta “Acredito que este mandato será o de maior desafio, mas queremos reafirmar o nosso compromisso e a nossa luta pelos trabalhadores”, ressalta Neudi.
Junto com ele, na direção executiva vão trabalhar: Renê Marcos Munaro, do Sintrasem de Florianópolis como vice-presidente; Anna Julia Rodrigues do SINTE, continua como Secretária Geral; Renaldo Pereira, do Sintiacr de Criciúma, foi para a Secretária de Finanças; Luiz Fernando do SINTE assume a Secretária de Comunicação; Liliana Piscki, do Sindicato dos Mecânicos de Joinville, vai para a Secretaria de Formação; Vilmar Osovsky do SITICOM de São Bento do Sul, assume como secretario de Organização e Política Sindical; Jucélia Vargas Vieira de Jesus, SISERP de Criciúma e região, assume a Secretaria sobre a Mulher Trabalhadora; Alex Sandro Batista dos Santos, do Sintrasem de Florianópolis, vai para a Secretária de Relações do Trabalho; Aldoir José Kraemer do SINTE, continua na Secretaria de Políticas Sociais; Jucimara Meotti Araldi do Sintraf de Xanxerê, vai para a Secretaria da Juventude; Maria das Graças Gomes Albert, da Sintrafesc, continua na Secretaria pela Igualdade Racial; Ana Maria Roeder do SEC de Jaraguá do Sul, continua na Secretaria de Saúde do trabalhador e Jacir Antonio Zimmer do Sindicato dos Bancários de Florianópolis, também continua na Secretaria do Meio Ambiente da CUT de Santa Catarina.
Fonte: Assessoria de Imprensa - CUT
A eleição aconteceu no dia 02 de junho, que foi o último dia do Congresso da central sindical. Com mais de 350 delegados de diversos sindicatos filiados à instituição, ficou definido o nome dos dirigentes que vão coordenar a CUT de Santa Catarina por mais três anos.
Neudi Giachini, do Sindicato dos Comerciários de Xanxerê, foi reconduzido para o seu terceiro mandato. Neudi iniciou sua trajetória de militância nos Movimentos Sociais e em movimentos da Igreja Católica, como a Pastoral da Juventude, sendo um dos fundadores da Pastoral da Terra - CPT, trabalhando junto com Dom José Gomes, que foi um bispo atuante nas questões sociais da região oeste catarinense.
Em 1996, Neudi entrou no Sindicato dos Comerciários – SEC, e já em 1997 foi eleito Presidente do SEC de Xanxerê, onde ficou apenas uma gestão. Em 2000, Neudi começa a sua trajetória na CUT, sendo indicado a Secretária de Organização Sindical, atuou até 2003, ano em que assumiu a Secretária Geral da CUT. Em 2006, numa eleição com três chapas e 289 delegados, Neudi foi eleito com 236 votos e assumiu a presidência da CUTSC. Em 2009 com eleição em chapa única ele assumiu por mais três anos e agora em 2012, novamente foi reconduzido à presidência da CUT-SC. Junto com a luta sindical em 2000 e 2006, ele concorreu para candidato a vereador na sua cidade ficando como primeiro e segundo suplente respectivamente, chegando a assumir por três meses a cadeira de vereador na cidade de Xanxerê.
Neudi avalia esta última gestão 20092012 da direção executiva da CUT-SC, como muito importante “Conquistamos o piso estadual, que conseguimos implementar no estado de Santa Catarina, fizemos a Marcha dos Catarinenses e conseguimos ampliar a base de sindicatos filiados na CUT estadual, permanecendo como a principal central sindical do estado, além de ter fortalecido as nossas bases e regionais”. Para a próxima gestão, o comerciário comenta “Acredito que este mandato será o de maior desafio, mas queremos reafirmar o nosso compromisso e a nossa luta pelos trabalhadores”, ressalta Neudi.
Junto com ele, na direção executiva vão trabalhar: Renê Marcos Munaro, do Sintrasem de Florianópolis como vice-presidente; Anna Julia Rodrigues do SINTE, continua como Secretária Geral; Renaldo Pereira, do Sintiacr de Criciúma, foi para a Secretária de Finanças; Luiz Fernando do SINTE assume a Secretária de Comunicação; Liliana Piscki, do Sindicato dos Mecânicos de Joinville, vai para a Secretaria de Formação; Vilmar Osovsky do SITICOM de São Bento do Sul, assume como secretario de Organização e Política Sindical; Jucélia Vargas Vieira de Jesus, SISERP de Criciúma e região, assume a Secretaria sobre a Mulher Trabalhadora; Alex Sandro Batista dos Santos, do Sintrasem de Florianópolis, vai para a Secretária de Relações do Trabalho; Aldoir José Kraemer do SINTE, continua na Secretaria de Políticas Sociais; Jucimara Meotti Araldi do Sintraf de Xanxerê, vai para a Secretaria da Juventude; Maria das Graças Gomes Albert, da Sintrafesc, continua na Secretaria pela Igualdade Racial; Ana Maria Roeder do SEC de Jaraguá do Sul, continua na Secretaria de Saúde do trabalhador e Jacir Antonio Zimmer do Sindicato dos Bancários de Florianópolis, também continua na Secretaria do Meio Ambiente da CUT de Santa Catarina.
Fonte: Assessoria de Imprensa - CUT
