JBS oferece somente a inflação e Sindicato convoca categoria para mobilização
04/11/2024
Segue sem avanços as negociações da Campanha Salarial dos trabalhadores dos frigoríficos da JBS de Forquilhinha, Nova Veneza, Morro Grande e Araranguá, após duas rodadas de negociação. Vergonhosamente a empresa multimilionária ofereceu somente o INPC de 4.09% do período (perca da inflação recente a outubro de 2023 a setembro de 2024) se nada de ganho real e no abono.
“Há pelo menos seis anos, o salário base era de três a quatro salários mínimos e, nos últimos anos começou esta desvalorização sendo repassado somente a inflação. Se continuarmos desta forma os trabalhadores daqui a pouco estarão recebendo um salário mínimo”, critica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e região (Sintiacr), Paulo de Lima.
Conforme o presidente, a negociação coletiva está bem fora da média das demais categorias da região que tiveram inflação e ganho real nas ultimas negociações. “Na nossa base em algumas empresas de carnes fechamos acima da inflação com a média de 5% e a JBS teima em sinalizar somente o INPC e isso não é aumento de salário, por isso continuamos lutando e pressionando para avançar em reajuste e valorização nesta campanha”, explica.
Paulo destaca a importância do trabalhador se manter unido e indignado com esta proposta , pois o fato de a empresa ter repassado este INPC não sinaliza que a negociação acabou. “Seguimos negociando o aumento real, abono, aumento na cesta básica e demais itens”, fala Paulo.
O consultor do Sindicato, ex-presidente e vereador, Celio Elias, lembra que a empresa fechou o ultimo trimestre com R$ 100 bilhões de reais, isso significa quase 13% a mais do que o mesmo período do ano passado e querer passar somente a inflação: “O Sindicato segue aberto a negociação, mas se se não tiver valorização e aumento real poderemos fazer paralisação na empresa”, conclui o sindicalista.
DÚVIDAS SOBRE O REPASSE DO INPC - Conforme presidente, a empresa vem espalhando Fake News dizendo que vai retirar o INPC repassado na folha de outubro, mas isso é ilegal e não vai acontecer. Após ser pago, nada mais pode ser retirado.