Notícias

22/08/2017

JBS fecha e vai demitir centenas em Morro Grande

 JBS Alimentos terá uma unidade a menos no sul de Santa Catarina a partir de 1º de novembro. A direção da empresa comunicou ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr) o fechamento da unidade de Morro Grande. O último dia de operação será em 31 de outubro. Com isso, mais de 500 postos de trabalho serão perdidos.
“Essa é uma negociação que vem se arrastando há 90 dias. Tentamos algumas saídas, não foi possível”, lamenta o diretor do sindicato, Célio Elias. “E eles vão fechar mais unidades no Brasil, não as da região, já que as de Forquilhinha e Nova Veneza são de ponta, altamente rentáveis”, observa, assegurando que não existe risco de cortes de vagas nas duas unidades que restarão na região. O argumento é a crise econômica aliada ao impacto da operação Carne Fraca, que reduziu os negócios da empresa.

 

Em Morro Grande o impacto será forte. A empresa conta atualmente com 740 trabalhadores e seguramente mais de 500 perderão seus empregos. “A JBS manterá somente a unidade de rações, que emprega 40 a 50 pessoas, e vai transferir alguns”, aponta o sindicalista. Somente de Morro Grande serão quase 400 moradores com risco de perder o emprego na JBS. “Há gente ainda de Forquilhinha, Meleiro, Araranguá, Santa Rosa do Sul, Sombrio, Balneário Gaivota e Balneário Arroio do Silva”, informa.
Com o acompanhamento do Ministério Público do Trabalho (MPT) já está havendo a negociação das rescisões dos contratos e há, em paralelo, tratativas com os avicultores que fornecem para a unidade a ser fechada. A tendência é que eles também sejam indenizados por conta da rescisão dos contratos. A JBS de Morro Grande abatia de 107 a 110 mil frangos por dia até setembro do ano passado quando, por conta da crise, havia reduzido a produção para cerca de 55 mil aves.

Fonte: Portal Engeplus

Mais Notícias

© SINTIACR. Todos os direitos reservados.

Rua João Pessoa, 445 - Edifício Uno - 88801-530 - Criciúma/SCC

Fone: (48) 3433-9002

sintiacr_forquilhinha@hotmail.com