Notícias

29/06/2021

Empresa terá que pagar indenizações para funcionários que batiam ponto depois de trocar roupa

Aproximadamente 5,4 mil pessoas que trabalharam em um frigorífico de Forquilhinha entre os anos de 2001 e 2006 possuem direito a receber indenização. Há pouco mais de um mês a Justiça deu sentença favorável ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (Sintiacr) que acusava irregularidades na jornada de trabalho dos funcionários. O valor a ser distribuído entre os colaboradores é de quase R$ 9 milhões.

Segundo o Sintiacr, o processo foi ajuizado em 2006 depois do sindicato receber denúncia de que a administradora do frigorífico na época exigia que os funcionários trocassem de roupa antes de registrar o ponto. Após a abertura da ação, a situação foi regularizada.

 

“A legislação diz que o trabalhador primeiro tem que bater o ponto para depois trocar de roupa, já que colocar o uniforme faz parte da jornada de trabalho. A inversão de ordem fazia com que a empresa deixasse de pagar de 15 a 20 minutos de trabalho dos funcionários”, explicou Célio Elias, atualmente presidente do Sintiacr.

O total das indenizações já foi depositado em juízo pela empresa. Agora o sindicato fará assembleia com os trabalhadores para repassar as orientações sobre a retirada do benefício. “Faremos assembleias entre o dia 1º e 4 de julho reunindo a cada meia hora no máximo 30 trabalhadores, para respeitar as regras sanitárias contra a Covid-19. Temos esta autorização do Ministério Público de Santa Catarina, da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária de Forquilhinha”, acrescentou Elias.

Texto - Engeplus 

O frigorífico em questão atualmente é administrado pela JBS, mas o processo diz respeito às gestões passadas. Os funcionários que atuaram na unidade entre 2001 e 2006 devem procurar o sindicato. A lista de nomes dos beneficiados também está disponível nas sedes do Sintiacr de Forquilhinha, Nova Veneza e Criciúma.

Mais Notícias

© SINTIACR. Todos os direitos reservados.

Rua João Pessoa, 445 - Edifício Uno - 88801-530 - Criciúma/SCC

Fone: (48) 3433-9002

sintiacr_forquilhinha@hotmail.com