Notícias

17/11/2020

Célio Elias - Com a bandeira dos trabalhadores, dirigentes da CUT são eleitos vereadores em SC

A representação dos trabalhadores nas Câmaras de Vereadores de Santa Catarina teve importantes vitórias nas eleições municipais deste domingo (15). Diversos sindicalistas da CUT colocaram seus nomes em disputa e conquistaram vagas no legislativo do estado.

Para a presidente da CUT Santa Catarina, Anna Júlia Rodrigues, a eleição dos dirigentes representa um grande avanço para a Central porque são pessoas comprometidas com a pauta da classe trabalhadora, que conhecem os anseios e as necessidades, estão acostumados a lutar por melhorias, e vão trabalhar temas sociais e trabalhistas.

“A vitória dos representantes da CUT nas eleições é a prova que os trabalhadores confiam na nossa Central e sabem que nossos dirigentes serão vereadores que defenderão seus direitos dentro das câmaras”.

Entre os eleitos está Anderson Giacomelli, jovem, agricultor familiar, sindicalista CUTista e o primeiro vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) eleito em Guatambu. Os 191 votos recebidos o elegeram um dos nove representantes na Câmara para atuar pelos próximos quatro no pequeno município do oeste do estado.

Anderson tem 32 anos e é formado em Administração e Geografia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Por nascer em família de agricultores familiares, desde muito jovem se envolveu na luta por melhorias para os trabalhadores do campo. Há seis anos assumiu a coordenação do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Chapecó e de 2017 até metade de 2019 esteve à frente da Regional Oeste da CUT Santa Catarina, ajudando na organização das mobilizações das pautas em defesa dos trabalhadores na região.

Como vereador eleito, Anderson agradece as oportunidades que os sindicatos da Agricultura Familiar e a CUT lhe deram: “Minha trajetória dentro da CUT e da FETRAF me deram a experiência que agora vou poder colocar em prática como vereador”.

Para ele, ser o primeiro vereador da cidade eleito pelo PT, a vitória é da classe trabalhadora “Minha vitória representa uma conquista dos trabalhadores em prol de uma vida mais digna. Essa renovação faz parte e é necessária para conseguirmos avançar na luta de classes”.

Além de Anderson, mais doze dirigentes CUTistas da Agricultura Familiar foram eleitos para vereadores em Santa Catarina: Gilberto Cordazzo, do Sintraf de Coronel Freitas; Ilton Carvalho, do Sintraf de São Joaquim; Eduardo Silveira, do Sintraf de Alfredo Wagner; Edi Smaniotto, do Sintraf de Coronel Martins; Valdir Carvalho, do Sintraf de Chapecó; Celso de Mello, do Sintraf de Ipuaçu; Jorge Ternus e Leandro Fritz, do Sintraf de Alto Bela Vista; e Luiz Loch, do Sintraf de Presidente Getúlio; Sidinei Pastore, do Sintraf de Paraíso; Odair Pauletti, de Palma Sola; e Valdecir Cella, de Anchieta.

Para Jandir Selzler, coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina (Fetraf-SC), a eleição destes dirigentes é uma vitória para a luta para toda a classe trabalhadora.

“Estes doze dirigentes são lideranças da agricultura familiar e da maior central sindical dos trabalhadores. A vitória de todos eles traz o significado para todos os trabalhadores sobre a importância de nos organizamos e lutarmos enquanto classe e elegermos nossos representantes nos governos municipais”.

Além da agricultura familiar, dirigentes da CUT de outras categorias também se elegerem. Em Forquilhinha, no sul do estado, Célio Elias, que foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região durante doze anos, foi reeleito para o segundo mandato como vereador. Em Concórdia, a professora e coordenadora municipal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina, Ingrid Fiorentin, conquistou uma vaga na Câmara pelo PT.

Mais Notícias

© SINTIACR. Todos os direitos reservados.

Rua João Pessoa, 445 - Edifício Uno - 88801-530 - Criciúma/SCC

Fone: (48) 3433-9002

sintiacr_forquilhinha@hotmail.com