Notícias

08/03/2021

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

O 8 de março de 1857 entrou pra história. Tanto é que passados 164 anos, as mulheres são homenageadas nesta data em muitas partes do mundo. Mas, afinal, o que realmente ocorreu? Acompanhe aqui o que dizem os relatos da época e em que contexto tudo aconteceu.

 

As raízes que marcam esta data vão muito além de mais uma data comercial no calendário e que serve pra homenagear e presentear alguém, neste caso as mulheres. Há todo um conteúdo histórico envolvido e que, quanto mais conhecido e compreendido, pode facilitar causas bastante discutidas atualmente.

 

Incêndio em fábrica é apenas uma das origens do Dia 8 de março
A origem da data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher não está relacionada apenas a um evento. Mas a um conjunto deles. Um incêndio, em Nova York, nos Estados Unidos é um deles. Mais precisamente, em março de 1857, o fogo atingiu uma empresa chamada Triangle Shirtwaist Company.

Nesta ocasião, morreram 146 trabalhadores queimados. E deste total, 125 eram mulheres. As instalações elétricas precárias aliadas ao tipo de solo onde ficava a fábrica e à grande quantidade de tecido funcionaram como combustível causando o incêndio.

Há também registros de que naquela época, os proprietários de fábricas costumavam trancafiar seus funcionários durante o expediente pra conter greves e motins. Isso teria acontecido na Triangle. Ou seja, as mortes ocorreram devido às portas trancadas. Um verdadeiro pesadelo.

Estes fatos acabaram sendo levados às discussões políticas da época. Sendo que as condições difíceis enfrentadas pelas mulheres no local que sofreu o incêndio e no mercado de trabalho em geral, em plena Revolução Industrial, ganharam notoriedade.

Como já dissemos, não foi somente este fato do passado que originou o debate sobre a questão feminina naqueles tempos e que perdura até hoje. Outros registros na história do Brasil e do mundo também são referências importantes quando o assunto é o Dia Internacional da Mulher.  Fonte- NSC Total

 

 

Mais Notícias

© SINTIACR. Todos os direitos reservados.

Rua João Pessoa, 445 - Edifício Uno - 88801-530 - Criciúma/SCC

Fone: (48) 3433-9002

sintiacr_forquilhinha@hotmail.com